posts facebook Vento 2017.jpg

Programa de 3 meses de Renascimento e Terapias Integradas:

Respiração Consciente em 12 Encontros

 
 

Nossa maneira de respirar é condicionada pelos eventos que permeiam nossa vida e pela forma como lidamos com eles. Estresse, medo, alegria, raiva, tristeza... a todo momento emoções que manifestamos alteram nossa respiração e vão configurando memórias de padrões respiratórios que, repetidos e incorporados, influenciam diretamente nossa experiência de vida sem que tomemos consciência disso. A maioria das pessoas respira pouco e mal, não percebe a relação entre a respiração, seu estado de espírito e sua saúde e pouco sente os movimentos respiratórios que a acompanham diariamente.

Renascimento – ou Rebirthing – é uma prática de respiração meditativa e terapêutica que possibilita o reconhecimento e a desconstrução desses padrões respiratórios, liberando bloqueios para o livre fluxo da energia vital. Através de uma respiração conectada (sem intervalos entre a inspiração e a expiração), consciente e relaxada acessamos estados de consciência expandida nos quais a influência da racionalidade é atenuada, abrindo espaço para a manifestação de experiências transpessoais e do potencial de autocura que reside em cada ser humano. A prática, além de muito relaxante, dispensa uma grande quantidade de toxinas, estimula os mecanismos de autorregulação do corpo, fortalece a energia vital, reduz o excesso de atividade mental e promove a integração da energia emocional bloqueada.

Nosso programa de 12 sessões de Renascimento em grupo, vivenciadas ao longo de 3 meses, é um processo terapêutico de autoconhecimento através desta poderosa técnica. Também conhecida como Respiração Consciente, a prática desenvolve o refinamento da percepção corporal, expandindo a consciência de si e da realidade. Neste percurso, o praticante reaprende a respirar através da própria respiração, desfazendo automatismos respiratórios, psicoemocionais e comportamentais em conexão com seu potencial de autocuidado.

O programa é desenvolvido de acordo com as necessidades do grupo. Às sessões de respiração de Renascimento são combinadas práticas de meditação ativa, exercícios de bioenergética, automassagem em meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e outros trabalhos de movimento e respiração, com o objetivo de promover experiências profundas, facilitar a descontração de zonas de tensão e favorecer o refinamento da percepção para uma vida mais plena e consciente.

Embora o trabalho seja desenvolvido em grupo, cada participante é acompanhado e orientado individualmente, em respeito às particularidades de cada corpo e suas maneiras de respirar. Assim, os participantes poderão criar intimidade com a própria respiração e desenvolver sua autonomia no processo, para que possam lançar mão dessa ferramenta quando se sentirem seguros, sem a necessidade de acompanhamento.